sexta-feira, 6 de junho de 2014

Eu e a moda lolita

 Pra quem não sabe, hoje 07/06 é o dia internacional da moda lolita, ou loliday. É uma data comemorada no primeiro sábado de junho e dezembro,simbolizando a estreia dos outfits de inverno e verão. Normalmente, as meninas (e meninos) adeptos á moda, nesse dia acabam comemorando indo a meetings, mas eu não estou podendo fazer nenhuma grande comemoração, então decidi fazer um post falando um pouco de como esse mundo da moda japonesa entrou na minha vida.

 Esse foi um dos meus primeiros outfits(foto de 2012)

um dos meus últimos outifits (foto de 2013)
 Minha família é de descendência japonesa e sempre estive um pouco ligada a esse mundo, desde pequena tive uma admiração pela cultura e até já tinha visto algo sobre harajuku meio de vista, mas não sabia nada sobre. Quando eu estava na quinta série, tive de fazer um trabalho na escola falando sobre a moda no mundo, cada um da sala escolheria um país para falar sobre e eu escolhi o Japão, e foi aí que tudo começou. De todas as modas que eu avia estudado, uma em especial me despertou interesse maior, a moda lolita. Na elaboração do trabalho acabei conhecendo a Kakao que é adepta da moda japonesa e me ajudou muito, pessoa pela qual hoje tenho muito carinho e admiração. Nessa coisa de me ajudar no trabalho a Kakao me chamou para um encontro lolita, e foi ai que a minha paixão pela moda nasceu. Depois de vivenciar aquele dia surgiu uma vontade imensa de fazer parte daquele universo.
Eu e a linda Kakao no a AF ano passado
Infelizmente a moda lolita é um ramo muito caro, principalmente aqui no Brasil que não existem lojas, então ou as pessoas compram de fora, optam por fazerem elas mesmas ou compram de segunda mão, mesmo assim é muito caro. 
Depois de muito tempo acabei ganhando da minha mãe minha primeira roupa lolita, uma coisa que pra mim foi/é muito importante é o apoio que a minha mãe me da, porque ao decorrer que fui conhecendo pessoas adeptas da moda, descobri que nem toda mãe gosta de ter uma filha que "se veste de boneca" e não só nã apoia como também é bem contra.
Enfim, com a minha primeira roupa, eu estava pronta para ir aos meetings lolita (yeah!).
Pra mim essa entrada na moda foi muito legal, estar junto de outras pessoas com esse mesmo gosto, vestida a caráter e se divertindo... Muitas meninas dizem que oque elas mais gostam na moda é viver um sonho, um sonho de princesa. E é verdade! Você se sente como uma princesa (e como uma celebridade também rs).
meu primeiro outfit lolita (eu ainda estava ingressando na moda e não sabia de muita coisa rs)
 Conheci muita gente legal, fiz amizades que estão ai até hoje e me senti muito acolhida, porém uma coisa que infelizmente no mundo de hoje você encontra em qualquer lugar são pessoas ruins (é, eu disse ruins), e no mundo colorido e fofo da moda lolita não foi diferente; existem meninas que se colocam em um pedestal, lá em cima e se acham superiores a todas e quando vem uma menina que ainda não entende muito da moda elas falam mal, debocham etc. Eu vejo disso até hoje e acho muito chato, quando você vê alguém que não sabe muito sobre o mais legal que você pode fazer é acolher essa pessoa e mostrar pra ela o caminho e claro, não vá dizer que ela está errada e não é conhecedora, seremos cientes né meninas? E na verdade, estamos falando de um estilo, claro que existem certos"padrões a seguir" e não é só você vestir um vestido fofo com uma saia rodada que você pode dizer que está vestida de lolita, mas não é nenhum crime você usar um jsk sem camisa, uma saia sem anágua, uma maquiagem exagerada ou uma sapatilha ao invés de um sapato, né? Muita gente vive falando que quer muito que a moda lolita cresça no Brasil, mas aí entra uma menina nova e chega umas outras falando mal dela, a pessoa fica assustada e vai embora, desse jeito não rola né gente? 
Uma coisa que aprendi ao decorrer do tempo é que uma das coisas que mais faz uma lolita é seu caráter, sua bondade... E isso foi uma coisa muito importante até mesmo na minha vida que aprendi com a moda. A moda não só me ensinou a cuidar mais de mim, gostar mais de mim como ensinou e ainda ensina a ser uma princesa não só nos dias de meeting, mas no dia-a-dia; sendo uma pessoa que dá a mão, que procura acolher, ser boa. 
Uma pessoa que sempre me inspira nessa coisa de ser lolita é a Akemi Matsuda, embaixadora da moda lolita no Brasil, ela assim como a Kakao e muitas outras me ensinaram e ainda ensinam muito sobre a moda, pessoas que me acolheram e hoje tenho enorme gratidão e carinho.
Eu e a linda Akemi no Festival do Japão ano passado


a sala lolita é um espaço temático que a Akemi organiza
no Festival do Japão para divulgar a moda. Ano
passado o tema foi PicNic com a intenção de chamar as
pessoas para ter um com as lolitas.
Essa foi minha pequena contribuição para o loliday hehe
GO GO GO por um Brasil mundo mais kawaii!
segue algumas fotos da minha "evolução" na moda:

meu segundo outfit lolita











Nenhum comentário:

Postar um comentário